- Ano: 2011
-
Fotografias:Jose Campos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa está localizada num ponto mais elevado da cidade orientada a Oeste. No limite Este, onde a estrada municipal dá acesso, há um relevo acidentado, devido à existência de uma encosta. Para além da enconsta, o terreno tem uma leve pendente constante, longitudinalmente; como um promontório sobre a cidade. A casa é delimitada a Este por um muro de concreto que irrompe do chão e sustenta as terras mais altas - na fachada da entrada. Atrás do muro de concreto, prevendo as diferentes vistas do terreno, é desenhado um percurso inclinado, o acesso pedonal e automóvel, para uma primeira plataforma, onde encontramos a entrada.
Devido à diferença acentuada entre a fachada da rua (271.70) e a fachada média da plataforma principal do terreno, a entrada na casa é necessariamente no primeiro pavimento, onde há uma maior proximidade e é de fácil acesso. Esta nova plataforma recebe o visitante num espaço exterior pavimentado, delimitado a Norte / Oeste por um volume suspenso, que contribui decididamente para a caracterização volumétrica da casa. Este volume, é disposto transversalmente em relação ao lote, e é suportado por outros dois volumes. Para além da caracterização da área de entrada, ele hierarquiza a habitação, estabelecendo ligações importantes ente os diferentes espaços que constituem a casa. Desde a área de entrada, sob o volume suspenso, antecipam-se sucessos open spaces, jardins, para a plataforma principal, onde é desenhado um pátio entre os dois volumes.
O programa no primeiro pavimento é composto pela entrada principal, o hall de entrada e a caixa de escadas que conecta os dois pavimentos. É a partir do hall que se separam os espaços privados (quartos) e os espaços coletivos (sala de estar e ginásio.)
Os quartos são dispostos sucessivamente, abertos para a varanda voltada para o pátio. No volume suspenso encontra-se um grande espçao destinado ao uso comum, com diferentes zonas (de trabalho, estudo, ler, lazer...) e também um pequeno ginásio conetado a uma piscina interior, no pavimento térreo. Devido à sia orientação, este espaço enfatiza uma relação visual com a paisagem mais distante, e simultaneamente desfruta da atmosfera criada no pátio abaixo.
No pavimento térreo, o programa é distribuido nos dois volumes: um para a piscina e para o vestiário, e o outro para as áreas sociais e de serviço. O pátio funciona como uma extensão exterior do espaço dos quartos.
Quanto aos materiais utilizados, o concreto aparente pigmentado define o volume estrutural. Para revestir alguns painéis da fachada foi escolhido o zinco antracito.
Nos decks exterior para o uso automóvel, optamos por cubo de basalto; nos percursos pedestres e nos espaços exteriores predominam paletes de madeira, como uma extensão dos pavimentos interiores. Os invólucros exteriores são de alumínio preto. A cobertura tem uma importância significativa na aparência geral da casa, uma vez que é totalmente visivel a partir da entrada no lote. Por esta razão (mas não só), optou-se por um acabamento em concreto poroso, tendo por objetivo criar uma superficie de drenagem totalmente uniforme. De alguma forma é o revestimento que nos ajuda a perceber a volumetria do edifício, que descobrimos à medida que o percorremos.